Perguntas Frequentes
1O que é a Kind COIN?
A Kind COIN é uma plataforma focada no ser humano enquanto agente de mudança e visa a angariação de fundos através da aquisição da moeda virtual Kind Coin, por parte dos Utilizadores, que pretendem contribuir para as instituições que desenvolvem atividades de apoio social - os Beneficiários finais dos referidos contributos.

A Kind COIN permite aos Utilizadores escolherem o Estabelecimento Parceiro - por regra, estabelecimentos comerciais que vendam bens e/ou prestem serviços que vão de encontro à satisfação das necessidades dos Beneficiários - no qual o Beneficiário pode utilizar os donativos.
Na prática, os Utilizadores ao adquirirem a moeda Kind Coin estão a oferecer às Instituições Sociais registadas na plataforma Kind COIN bens e/ou serviços do Estabelecimento por si selecionado.
2Porquê a moeda Kind Coin?
A Kind COIN surge para dar resposta a questões levantadas pelo cidadão comum na hora de exercer a sua cidadania e vontade de contribuir para melhorar a vida da comunidade onde se encontra integrado. Questões tais como não poder doar bens e/ou produtos a partir de qualquer estabelecimento comercial à sua escolha, em qualquer dia e em qualquer hora e sem ter de sair do conforto do seu lar; não poder proporcionar melhorias relevantes em termos de qualidade de vida das populações vulneráveis, quer no acesso a medicamentos e/ou a bens alimentares dignos, nutricionalmente mais interessantes e menos hipercalóricos do que aqueles que derivam dos excedentes alimentares: não poder dar a oportunidade às Instituições de escolherem os bens e/ou produtos que melhor satisfaçam as necessidades dos seus utentes; bem como não poder acompanhar o seu contributo até ao destinatário final.

Acreditamos que podemos revolucionar a forma como se presta apoio às pessoas que vivem em situação de pobreza e exclusão social, disponibilizando a quem gosta de apoiar quem precisa, uma ferramenta que permita fazê-lo a qualquer hora e em qualquer parte do país e do mundo, de forma concreta e transparente.
3Como fazer parte desta nova economia?
O acesso à Rede Kind COIN é GRATUITO. A Rede está aberta a todas as pessoas, Estabelecimentos comerciais, organizações ou Instituições que operam no âmbito do combate à pobreza e exclusão social. Para fazer parte desta economia solidária os Utilizadores têm de fazer download da App Kind Coin e os Estabelecimentos Comerciais e as Instituições de Solidariedade Social precisam de se registar na plataforma - em "Registo" - e preencher o formulário que têm ao seu dispor.
4Onde posso comprar a moeda Kind Coin?
A moeda KindCoin pode ser adquirida pelos Utilizadores através da nossa Aplicação móvel para smartphones, que utilizam os sistemas operacionais IOS e Android.
5Como posso descarregar a aplicação Kind Coin?
A aplicação móvel para smartphones pode ser descarregada gratuitamente na Apple Store para sistemas iOS, e no Google Play, para sistemas Android. Após descarregada a aplicação para o seu dispositivo, o processo é simples:

1. Faça o seu registo;
2. Consulte a lista de Parceiros;
3. Selecione o estabelecimento destinatário do seu contributo;
4. Introduza o Valor;
5. Efetue o pagamento através dos métodos de pagamento que temos ao seu dispor.
6Quanto custa 1 Kind Coin?
Cada Kind Coin equivale a um euro e materializa-se em forma de bem e/ou produto dos estabelecimentos parceiros aderentes por si selecionado.
7Como acompanho o meu contributo até ao destinatário final?
O acompanhamento é feito através de notificações na App, Sempre que adquire kindcoins recebe uma notificação com o nome do Estabelecimento Comercial por si selecionado e com o nome da Instituição Social parceira que irá utilizar o seu donativo. Na App pode, ainda, consultar o seu Histórico e o estado das suas kindcoins, se estão pendentes ou se já foram utilizadas pela Instituição junto do Parceiro por si selecionado.
8O que são as recompensas?
As recompensas são contrapartidas que atribuímos ao utilizador quando este adquire 25 kindcoins/mês. Destinam-se, por um lado, a incentivar os Utilizadores a comprar Kindcoins e, por outro, como parte de uma cultura de gratificação que a plataforma Kind COIN pretende implementar. As recompensas serão atribuídas em forma de patrocínios, tais como entradas para concertos, museus, jantares, passeios, equipamento desportivo, etc.
9Quem é que garante a entrega das recompensas?
A Kind COIN é responsável pela disponibilidade e entrega das recompensas. As notificações serão efetuadas por via de SMS e/ou email.
10Como é que se converte as KindCoins em bens e/ou produtos?
Quando o valor atribuído ao Parceiro Comercial é igual ou superior a 20 kindcoins, a Kind COIN procede à transferência desse valor para uma conta da Instituição Parceira. A Instituição tem depois 15 dias úteis para utilizar o valor e remeter cópia da fatura, para lhe reportarmos a si a informação através de notificação na App.

A Rede Kind COIN recorre ao sistema de geolocalização para notificar automaticamente as Instituições Sociais locais sobre o valor e nome do parceiro comercial seleccionado, no qual poderá utilizar os referido valor para adquirir bens e/ou produtos. Para efeitos de não-discriminação, a Kind Coin estabelece um plafond (100KC) para cada Instituição Social local a fim de garantir que todas possam beneficiar da Rede.

Em sintonia com a política de transparência, pela qual se norteia a Rede Kind COIN, todos os estabelecimentos comerciais aderentes têm de exibir o respetivo preço de venda de bens e/ou produtos ao consumidor, nos termos definidos pelo Decreto-Lei n.º 138/90, de 18 de abril. O mesmo se aplica no que diz respeito a serviços propostos ou prestados ao consumidor, seja qual fora sua natureza.
11Pool de Partilha Kind COIN, o que é?
A Pool de Partilha e a Pool de Troca Kind COIN foram criadas com a intenção de conectar aqueles que têm bens/produtos para oferecer (Utilizadores) àqueles que deles precisam e/ou que não os podem pagar (Utentes das Instituições sociais parceiras) e de valorizar as relações humanas e questões de necessidade e oportunidade.
12Pool de Partilha, como funciona?
Basta tirar uma fotografia ao item e publicar no seu perfil da aplicação móvel com as características do mesmo, a localização e o contacto. Imediatamente o sistema encarrega-se de notificar as Instituições Sociais locais parceiras para o anúncio. Os interessados, manifestam o seu interesse e, por mensagem privada, contacto telefónico ou email, as partes combinam a entrega.
13Como coloco a minha fotografia de perfil na aplicação móvel?
Para adicionar a sua fotografia de perfil na app Kind Coin em “Os meus anúncios” e de seguida "salvar".
14A quem se destinam os anúncios da Pool de Partilha Kind COIN?
Aos utentes que as Instituições Sociais locais parceiras asseguram.
15Porque não posso entregar diretamente a minha oferta a quem dela necessita?
Porque não cabe à Kind COIN estabelecer critérios de elegibilidade para a seleção de beneficiários da Rede Kind COIN. A Kind COIN considera, também, que não tem o direito de pedir aos cidadãos qualquer tipo de prova sobre as suas condições de carência. A Kind COIN considera, ainda, que as pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade socioeconómica, por razões diversas, podem não ter acesso à internet nem possuir smartphones, ficando, desse modo, impedidas de aceder aos anúncios. Face ao exposto, a Kind COIN entende que são as Instituições Sociais parceiras, executoras finais da Rede Kind COIN, quem se encontram melhor posicionadas para fazer chegar a sua oferta a quem dela necessita.

Uma Pessoa Individual em situação de vulnerabilidade socioeconómica que encontre na Rede Kind COIN um bem de que necessita pode, todavia, dirigir-se à Instituição Social parceira que a acompanha habitualmente e apresentar a necessidade indicando a oferta que lhe dá resposta. Cabe depois à Instituição entrar em contacto consigo em nome do seu utente e combinar com ela a entrega da oferta em questão.
16Como é que eu sei que a minha oferta foi, efetivamente, entregue a um Utente necessitado?
Os Utentes das instituições sociais são, regra geral, cidadãos com carências comprovadas. Caso considere importante conhecer as reais condições de um utente, poderá pedir à Instituição Social interessada no seu anúncio para entregar o seu item mediante a apresentação do número de Identificação de Segurança Social (NISS) do utente e que lhe informe do mesmo.
17Que tipo de bens/produtos podem ser partilhados?
Podem ser partilhados todos os bens não alimentares, desde que novos ou em bom estado de conservação. Pode partilhar:
- Vestuário;
- Artigo para o lar;
- Artigos de bebé;
- Livros (livros escolares);
- Brinquedos;
- Utensílios domésticos;
- Eletrodomésticos;
- Móveis;
- Competências/habilitações (tais como ajudar crianças com défice de competências pessoais e sociais, apoiar crianças nas tarefas escolares, como tornar-se empreendedor, ajudar a promover negócios online, entre outras);
- Espaços;
- Tempo (voluntariado)
18Passaram alguns dias e ninguém manifestou interesse pelo meu anúncio. O que faço?
Pode manter o anúncio por mais algum tempo ou consultar a lista de Instituições Sociais parceiras e contactar diretamente uma à sua escolha e verificar se está interessada no seu item.
19Quem é responsável pelo transporte dos bens?
O transporte dos bens terá de ser acordado diretamente entre si e a Instituição Social beneficiária.
20Pool de Troca Kind COIN - Trocar faz bem
A Pool de Troca foi pensada para apoiar as Instituições Sociais parcerias na gestão dos bens e/ou produtos angariados pela Rede Kind COIN. Por exemplo: a Instituição A pode trocar um dado bem e/ou produto por outro da Instituição Social B, sempre que estes excedem as suas necessidades.
21Como funciona?
A Instituição Social parceira lança o pedido de troca na plataforma Kind COIN e aguarda que outra Instituição manifeste interesse e vice-versa.
22O que pode ser trocado?
- Bens por bens;
- Bens por produtos e vs;
- Produtos por produtos;
- Produtos por tempo (voluntariado)
23Como me tornar Parceiro Comercial da rede Kind COIN?
As Entidades Comerciais que pretendam associar-se à Rede Kind COIN na qualidade de parceiro comercial terão de se registar na plataforma e preencher o formulário online.
24Posso publicitar o meu negócio na plataforma Kind COIN?
A Kind COIN possui espaços específicos para que parceiros comerciais, instituições ou empresas possam divulgar os seus serviços dentro do site, e dessa forma, atingir diretamente o seu público-alvo. A Kind COIN reserva-se ao direito de decidir sobre a adequação do formato do anúncio, atendendo ao seu carácter empresarial e/ou social, que deverá ser explícito.
25Preço e Serviços
Como forma de sustentar as despesas de manutenção da plataforma, serão retidos pela KIND COIN, LDA apenas 5% + IVA de cada contributo.